Páginas

VOLTAR

sábado, 8 de janeiro de 2011

FALTA DE EDUCAÇÃO PREJUDICA LEI DE RESÍDUOS SÓLIDOS

Adriana Teixeira Simoni

É fato   que  a falta de educação minará  em muito a nova lei de Resíduos Sólidos ao qual coloca o consumidor final também na  logística reversa.

A maioria da sociedade não está preparada para implantação dessa lei tão já, meu Deus , nem sei direito como escrever o que eu sinto em referência a educação da maioria das pessoas da sociedade  tanto  das  que moram na periferia( aí é porque moram na periferia)  e o grande número de pessoas  que moram em bairros  de classe média,  enfim nos dois patamares sociais há muita falta de educação para o viver em sociedade, para com  atitudes ecologicamente corretas e nem o  mínimo de colaboração com o ambiente é possível encontrar.

É  difícil conceber isso?  porém   digo que não é não. Fui convidada a dar uma palestra a crianças de 8ª série e e 2°  médio sobre O LIXO E SEU DESTINO CORRETO , na visita que fiz para conhecer a escola fiquei apavorada com o comportamento das crianças com o descarte do lixo diário e da mesma  forma como  tratam do lixo.  Total descaso com a higiene, com o ambiente e com a escola. O que quero dizer  com isso ? Eles serão os  futuros adultos  MAL EDUCADOS  para  o bem do planeta.

Algumas fotos do que cliquei hoje:
Barranco da Linha Ferrea
- Um armário jogado

Lixo jogado de cima da ponte ferrea

Entulho jogado  na Linha Ferrea  barranco  do lado do bairro  de classe média
Descarte errado  de lâmpadas Fluorescentes em podas de jardim

Restos de obra (particular) descartados na praça

É possível perceber que não há preocupação com o lixo, desde que ele não fique na frente da MINHA CASA qualquer outro lugar eu POSSO jogar....

O ideal seria uma campanha feroz em conjunto com as escolas de todas as classes sociais para conscientizar e ENSINAR como se deve  tratar o lixo e o planeta.

MOSQUITO DA DENGUE QUEM QUER VER ?

Adriana Teixeira Simoni

Li recentemente numa chamada de capa  no jornal O Popular , onde  a  vigilância Epidemiológica  avisava  que a Prefeitura Municipal  iria invadir imóveis fechados nos dia 08 e 09 do centro da cidade para um arrastão  contra o mosquito da dengue o famoso Aedes-aegypti. .

Tal atitude pode parecer uma mobilização de cunho ameaçador contra o mosquito da dengue, porém nem tanto haja vista  o que eu fotografei hoje no centro de Mogi Mirim.

A Prefeitura para fazer tal ação com certeza estará implicada em alguns problemas futuros, porém,  lógico que a ação é apenas  aos proprietários que não  permitirem a visita das Agentes de Saúde fazerem as devidas verificações, ou que não responderam as solicitações e intimações.

Chego agora onde me deparei assustada , pois nesta foto será possível a qualquer um verificar 4 descasos contra o meio ambiente, a saúde e conscientização do perigo.

1- Quem solicitou essa caçamba não efetuou o pagamento ou ainda não pediu a sua retirada.

2- Talvez a vizinhança também não tenha noção  para que serve uma caçamba de entulhos e jogou lá de tudo, inclusive material plástico que é recolhido pela  Cooperativa de Lixo Reciclável de nossa cidade, incluido decarte de e-lixo também com possibilidade de reciclagem. Casualmente há uma loja de informática vizinha.

3- A Prefeitura que  está tão preocupada em invadir residências fechadas não conseguiu visualizar tamanho criadouro de mosquitos em pleno centro da cidade.

4- A parte da vizinhança que não jogou lixo lá, será que não se preocupa nem com meio ambiente e nem com sua própria saúde?

Na frente do endereço: Rua Jornalista Francisco Picolomini n° 73 centro em 08/01/2011
Percebe-se que a sociedade dá de ombros ao que vê na rua , não se importa,  basta que o LIXO não esteja na frente de sua casa, ou melhor que realmente não  esteja prejudicando A SUA  entrada em casa.

O individualismo  realmente está minando a vida em sociedade....